Marketing Automation e seus benefícios para impulsionar as vendas de sua empresa

O conceito de Marketing Automation vem ganhando bastante destaque na atualidade das empresas de todo o mundo e suas aplicações já são utilizadas por inúmeras delas. Consiste em um processo de otimização de diversos aspectos do seu negócio, como as atividades geridas pela sua equipe e classificação dos clientes que a parte de vendas de sua empresa se concentra, além de automatizar uma série de tarefas repetitivas com relação à área de Marketing.

Quanto maior for a organização, mais atividades relacionadas ao marketing e prospecção de vendas sua empresa terá, desde informações contidas em ebooks até planos de ação, ligações e outros tipos  de contato com o cliente. E é por isso que se faz necessária a automação deste tipo de setor, para poupar trabalho manual e melhorar em larga escala a qualidade dos contatos que possuem interesse em algum produto ou serviço de sua empresa, ou seja, os leads gerados. Outro objetivo da automação de marketing é nutrir de informação os leads mais “frios” para ficarem mais próximos de se tornar clientes.

Com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipe de vendas de sua empresa, mensurar os resultados das campanhas e muito mais.

Podemos citar inúmeros benefícios que ferramentas e métodos de Marketing Automation podem trazer à sua empresa, como:

• Aumento da receita do negócio

Ao automatizar seus processos, certamente você notará um aumento no valor do ciclo de vida do seu cliente.
Quando sua empresa combina isso com um gerenciamento de leads eficaz, maiores serão as chances de obter um ROI (retorno do investimento) mais elevado em suas vendas.

•  Maior eficácia e criatividade

A automação do marketing permite-lhe o ganho de tempo ao seus membros de trabalho para se dedicar às atividades mais estratégicas, gerando mais criatividade e motivação.

• Otimização dos processos de marketing

Uma consequência interessante de implementar um software de automação do marketing é que ele exige que sua empresa foque
em sua estratégia de marketing para criar os processos.
Isso permite o aperfeiçoamento gradual e a forma como impacta e nutre seus leads.

• Aborde potenciais clientes em vários canais

A partir de softwares de marketing automatizado, podemos escolher entre enviar aos clientes um e-mail, cartão postal, mensagem de texto, tweet, mensagem em alguma rede social ou atendimento telefônico quando chegarem a determinadas etapas da jornada.
Algumas ferramentas de automação do marketing têm ainda mais opções em relação a isso do que outras com segmentação multicanal.

Como a automação do marketing pode impulsionar suas vendas?

O maior valor de Marketing Automation vem da combinação de dados de CRM (gerenciamento do relacionamento com foco no cliente) e marketing para ajudar sua equipe de vendas a ser cada vez mais eficiente.

• Lead Scoring mais eficaz

Além de saber se seus leads são qualificados ou não, sua empresa também poderá priorizar seus clientes com base na probabilidade de converter ou no tamanho do seu negócio.

• Encontrar o momento perfeito para venda

Sua empresa também poderá ver quando um lead está considerando sua empresa ou suas soluções, rastreando as visitas recentes em seu site.

É possível até mesmo configurar alertas para ver quais páginas seus leads estão olhando em tempo real.
Esta informação permite que sua equipe pegue o telefone e chegue a estes leads qualificados no momento exato em que eles estão em uma parte importante da
decisão de compra.

• Reduzir o tempo de conversão de lead para cliente

Ao tornar seu processo de vendas mais eficiente e efetivo, sua empresa reduz o tempo necessário para que um lead potencial se torne um cliente.
Algumas empresas experimentaram uma redução de 72% no tempo necessário para a conversão de leads com a automação do marketing, gerando um aumento geral de 175% na receita.

A partir destas aplicações e dados, se torna claro que a Automação do Marketing é essencial para você que busca aprimorar e ampliar o crescimento empresarial potencialmente, bem como gerar mais praticidade e motivação à sua equipe.