Autor

   12/09/2017

Excel: Planificando Resultados

Um grande problema presente não apenas nas pequenas e médias empresas, mas também nas grandes é a má organização de dados, sejam eles referentes a clientes, contas da empresa ou controle de funcionários. Essa deficiência acaba afetando diretamente no rendimento dos funcionários da empresa, o que gera problemas cíclicos dentro da empresa. Uma solução para uma melhor organização desses dados é a implementação de planilhas digitais ou até mesmo um software de controle.

O Excel, um programa desenvolvido pela Microsoft, durante a década de 80, surge como uma boa possibilidade para sanar esses problemas através da criação de planilhas digitais. O Excel apresenta uma grande gama de funcionalidades e por isso consegue-se aplicar planilhas desenvolvidas nesse programa em diversos campos distintos. Sendo assim, o Excel proporciona soluções para uma melhor organização empresarial.

Por que implantar o Excel na sua empresa?

A cerne da resposta para essa pergunta está na palavra organização. No meio empresarial o Excel pode ser usado em diversas áreas diferentes, desde a área administrativa até a área de realização de projetos.  Por exemplo, podemos fazer uma planilha programada para calcular as entradas e saídas que ocorreram em um estoque no decorrer de um tempo especificado e ainda conseguir gerar documentos a partir disso, gerando assim muito conforto e praticidade para o usuário. Outro ponto positivo é que com a utilização dessas planilhas, a visualização dos dados e documentos ficam muito mais simples.

Porque usar o Excel e não outro programa para criar as planilhas?

O Excel não se tornou uma referência na criação de planilhas à toa. Esse programa apresenta uma interface muito intuitiva, ou seja, é um programa simples de se usar. Nele estão presentes uma série de ferramentas muito úteis na criação de gráficos, além disso, existe a possibilidade do próprio usuário personalizar as suas planilhas – alterando a aparência das células em relação ao tamanho, cores e tipo de fonte. Outro diferencial, que pode ser considerado o mais importante para tamanha ascensão do Excel é que ele foi o precursor em introduzir o conceito de célula inteligente, isto é, a possibilidade de programar células e associar planilhas diferentes. Com essa função inovadora, reduzimos o uso de material físico e agilizamos o processo de visualização do material. Dessa forma, o Excel tornou-se um dos programas mais populares nesse ramo, mostrando inovações no design e nas funções das células.

Quais são as vantagens em ter planilhas digitais?

Podemos elencar muitas vantagens em utilizar o Excel na criação de planilhas. No entanto vamos nos ater a apenas 3 vantagens pontuais: economia de tempo, economia de recursos materiais e fácil organização dos dados.

  • Economia de tempo: Em um âmbito empresarial regrado por datas e prazos, uma boa manipulação do tempo de trabalho é de suma importância. Como o Excel promove uma fácil visualização dos dados através de tabelas e gráficos, o usuário consegue compreender essas informações de forma mais rápida e simples. Dessa forma economizamos tempo que pode ser remanejado para a realização de outras tarefas.

 

  • Economia de recursos materiais: Todos sabemos da importância em preservamos o meio ambiente e como todos os dados são colocados em planilhas desenvolvidas pelo Excel, a utilização de folhas de papel e materiais físicos para a documentação dos dados se torna digital, ou seja, a empresa reduz seus gastos e ainda contribui com o meio ambiente.

 

  • Fácil organização dos dados: Visto que todos os dados necessários estão em planilhas digitais, torna-se mais fácil o acesso e o repasse dessas informações quando ocorrer alguma quebra de gestão, ou seja, a burocracia dessa transição de dados torna-se mais suave e mais prática, afetando o mínimo possível o rendimento dos funcionários.

 

O Excel, definitivamente, conseguiu dominar a área de criação e edição de planilhas. Com suas ferramentas intuitivas, seu design moderno e suas células inteligentes, o Excel entrou no ambiente empresarial promovendo uma melhor organização e modernização dos processos. Assim, o Excel tende a ser cada vez mais usado no âmbito empresarial, visto os ganhos que se é obtido na implementação desse software.