Autor

   11/05/2018

Automação associada à Eficiência Energética

Atualmente, a automação se faz cada vez mais presente em inúmeras ações do cotidiano e um dos seus principais objetivos é aprimorar a qualidade dos processos, otimizando em todos os aspectos possíveis. Entre essas otimizações, merece destaque a economia de recursos energéticos que se pode se ter implementando um sistema de automação eficiente. Estes por sua vez possuem como objetivo obter ganhos na eficiência energética residencial, comercial ou industrial.

Um dos principais ramos da automação que atua na eficiência energética é a automação residencial e predial, que envolve um conjunto de técnicas, implementações, aplicativos, softwares de gerenciamento de gastos e sistemas que tornam tarefas e o gerência de sua residência mais eficiente.

É possível ter pleno controle sobre o funcionamento de todas as partes da casa, bem como todos os objetos elétricos e eletrônicos que consomem energia. E o melhor: analisar o desempenho de cada um em tempo real, diminuindo a manutenção e eventuais problemas. Outro ponto muito positivo deste tipo de aquisição é que o investimento do sistema se paga ao longo do tempo com a economia de energia e ainda valoriza o local onde foi aplicado.

Em razão destas vantagens muitos edifícios já contam com a automação desde sua concepção. Tal conceito já vem sendo usado em todos os tipos de construções: prédios comerciais, hospitais, hotéis, shopping centers, indústrias entre outros.  controlado automaticamente pela presença dos usuários e pela quantidade de luminosidade externa.

São inúmeras aplicações que podem ser feitas de maneira inteligente com o intuito de economizar energia pelo uso da automação, seguem abaixo alguns exemplos:

• Desempenho de climatizadores em edificações de grande e pequeno porte

• Controle em Sistemas Fotovoltaicos de Energia Solar

• Sistema Inteligente de Controle de Iluminação em ambientes

• Controle de Ar-Condicionado

• Controle de Persianas/Cortinas/Venezianas

• Medição, Monitoração e Controle de Energia

• Aplicativos de smartphone para monitoramento e gerência energética

Outro exemplo de aplicações da área em questão na eficiência de energia é o projeto de controle de luminosidade por meio de um controlador através da lógica difusa, mantendo-se a eficiência e a eficácia da aplicação. O consumo de energia pode ser otimizado por sistemas de inteligência artificial que se utilizem dos dispositivos adequados capazes de gerir os gastos de eletricidade através de funções de regulação de intensidade ao considerar critérios como presença/ausência, hábitos e horários.

Além de tudo, um dos maiores benefícios para o consumidor é poder controlar o uso de energia da sua casa, pois, será autossuficiente e não dependerá totalmente dos serviços e preços abusivos de contas de energia elétrica.

É possível unir estas soluções à Internet das Coisas, área de tecnologia a qual atualmente é muito utilizada em conjunto com  a automação residencial e se baseia na conexão lógica de todos os dispositivos e meios relacionados ao ambiente produtivo ou do lar em questão, os sensores, transmissores, computadores, células de produção, sistema de planejamento produtivo, clima, energia gasta, aparelhos eletrônicos ligados, e tudo ainda sendo gravado e analisado em um banco de dados, com monitoramento feito pelo usuário.

É visível que se faz indispensável o uso da automação para o futuro de recursos energéticos. Consumir energia de maneira racional, com eficiência, significa buscar o máximo de desempenho de uma instalação, com o mínimo consumo de energia. Implantar medidas de eficiência energética é muito mais econômico que investir na geração de novas usinas ou outras fontes de geração.