5 Vantagens para aderir à Automação Comercial no seu negócio

 Se você é dono ou coordena de alguma forma um empreendimento comercial e observou que há pouco tempo suficiente para se concentrar em decisões estratégicas em virtude de estar sempre ocupado com operações secundárias, saiba que isso pode ter uma uma solução simples e prática através da automação comercial.

Uma das soluções vantajosas para os negócios comerciais está, principalmente, ligada à automação comercial. Nos dias atuais, dificilmente há um empreendimento que não possua algum tipo de tecnologia que esteja em funcionamento em seus processos. Temos como exemplo, caixas eletrônicos, leitores de códigos de barras, computadores, entre outras ferramentas de fácil percepção em nosso cotidiano.

Um dos grandes triunfos da informática foi mecanizar e agilizar funções que antes eram manuais e que consumiam muito tempo, mão de obra e dinheiro, principalmente, no seguimento varejista, pois a gestão de dados e informações foram simplificadas.

Além da melhoria de procedimentos internos, a automação comercial também evita a ocorrência de erros humanos em atividades simples e repetitivas, como falhas na atualização de planilhas, cálculos, digitação, entre outras. Isso garante que dados estejam corretos para a empresa aumentar sua produtividade.

Outro setor impactado positivamente com informações obtidas pela automatização é o de vendas, com dados mais acessíveis a equipe de vendedores pode proporcionar um atendimento melhor e mais eficiente.

Para o empreendedor/gestor, os benefícios passam pelo controle mais apropriado de alguns processos, como por exemplo, a jornada de trabalho dos funcionários e obtenção de dados estratégicos graças a perspectiva de gerar relatórios e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). 

 

Vantagens

Percebeu-se que esse tipo de ferramenta pode trazer inúmeros benefícios em regime interno. Contudo, veja a seguir, outras vantagens que podem ser adquiridas com seu uso.

 

1) Redução de custos

 O sistema de automação comercial proporciona um maior controle em operações internas e rastrear possíveis falhas. Com isso, custos podem ser reduzidos através da utilização dessa estratégia, pois o numero de trabalhos a serem refeitos é diminuído. Além de reduzir a utilização de documentos físicos e consequentemente custos relacionados a materiais de escritório como papéis, tintas de impressão, pastas e espaços de armazenamento.

 

2) Aperfeiçoamento da Logística

 Administrar o estoque com eficiência, é um dos grandes desafios para o varejista, evitando uma grande quantidade de mercadoria armazenada, porém, sincronicamente, suprir as solicitações dos clientes. Com o advento da tecnologia de automação comercial, os processos logísticos funcionam melhor, pois gerencia as entradas e saídas de produtos, podendo assim, obter um conhecimento real do que está armazenado.

 

3) Monitoramento em Tempo Real

Através da aquisição de tecnologias provindas da Automação Comercial é possível monitorar todas as atividades do seu comércio em tempo real e armazenar estes dados para análise posterior.  Pode ser feito presencialmente ou a distância, no próprio conforto de sua casa. Este tipo de software é projetado para permitir a busca de dados em diferentes fontes e a partir delas consolidar as informações para os gráficos de indicadores, como por exemplo: Bancos de Dados, serviços, dados de execução de processos automatizados, ERPs etc.

 

4) Dinamismo e integração das informações

Com este tipo de investimento em sua empresa, você pode facilmente alterar a configuração do seu negócio, as tomadas de decisões e as regras específicas através de softwares automatizados. A integração dos dados e sistemas também traz fluidez aos seus processos internos e aumenta a produtividade dos setores.

 

5) Fazer dinheiro com o uso da automação

Apesar do investimento inicial, automatizar as áreas do seu negócio ampliará exponencialmente os lucros da organização. Você atenderá melhor ao seu cliente, dará mais autonomia aos colaboradores, perderá menos tempo nas negociações e terá um diagnóstico real sobre sua organização. A automatização das rotinas e processos pode levar sua empresa ao alcance mais rápido de metas.