Autor

   5/06/2017

5 Motivos para usar um Controlador Lógico Programável (CLP) em sua fábrica

Ter processos bem definidos e devidamente controlados é essencial para uma fábrica obter um bom rendimento. A partir desse controle, podemos conseguir muitos dados pontuais, os quais mostram onde estão os erros e acertos em uma linha de produção. Sendo assim, o controle de processos é um método que vem crescendo muito, pois é capaz de alavancar os resultados de uma empresa.

Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são computadores especializados baseados em microprocessadores que realizam funções de controle. Utilizando softwares desenvolvidos pelos próprios usuários ou por profissionais capacitados, os CLPs são capazes de realizar certos processos que apresentam risco aos operadores ou processos que ocorrem em atmosferas de risco (concentração de gases tóxicos, excesso no nível de decibéis, entre outras temeridades). Em outras palavras, são aparelhos projetados para comandar e monitorar equipamentos ou processos industriais.

Esse tipo de controlador vem sendo amplamente utilizado na indústria para o controle de diversas atividades com diferentes níveis de complexidade. E esse fato não é em vão. Esses controladores apresentam uma série de vantagens que justificam o seu grande sucesso.

 

1 – Os CLPs são equipamentos de fácil configuração e programação.

Muitos creem que a utilização dos CLPs é algo de extrema dificuldade uma vez que são equipamentos que necessitam ser configurados e programados. Porém, a programação e manipulação dos CLPs são relativamente simples, pois, as linguagens de programação usadas são de fácil aprendizagem, o que facilita a construção da lógica de controle. Sendo assim, o usuário não precisa ter um alto nível de conhecimento na área de programação para manipular o controlador.

2 – Fácil manutenção e alta resistência.

Por se tratar de um equipamento que é utilizado no chamado “chão de fábrica”, os CLPs são muito resistentes, suportando ar poluído, altas variações térmicas, vibrações, umidade e uma série de outras perturbações que outros computadores menos robustos não suportariam.

3 – Os CLPs são uma opção muito viável, observando seu preço no mercado.

À primeira vista, investir em um sistema de controle baseado em CLPs pode parecer caro e complexo. No entanto, analisando as vantagens que a implantação desse tipo de sistema traz, no final o investimento acaba se pagando. Como prova disso, podemos comparar os ultrapassados sistemas de controle baseado em logico de relés com os CLPs. Enquanto o primeiro sistema apresenta quebras mecânicas, dificuldade em reparos e alto aquecimento da máquina, os CLPs são mais resistente e a sua manutenção é muito mais simples. Esse fato faz com que a longo prazo a implantação de um sistema de controle por CLPs torne-se mais viável para a sua empresa.   

4 – Podem ser controlados à distância e on-line

Como os CLPs são aparelhos que muitas vezes são utilizados para controlar processos em ambientes extremos, isto é, a manipulação por um funcionário se tornar uma atividade de risco. Dessa forma os CLPs podem ser manipulados à distância, de forma remota. Isso previne que os funcionários sejam expostos a riscos desnecessários. Outro ponto positivo é a possibilidade de usar vários CLPs conectados mantendo uma comunicação entre eles. Sendo assim, podemos controlar vários processos em ambientes “hostis” de forma segura.

5 – Grande flexibilidade

Como já citado anteriormente, as linguagens de programação usadas nos CLPs são muitos simples. Em função disso, modificar a lógica de um processo se torna algo relativamente fácil de se fazer. Conseguimos, assim, reutilizar ou remodelar o sistema de controle de acordo com as necessidades da indústria. Esse fato comprova a grande flexibilidade em usar os controladores lógicos programáveis em âmbitos industriais.

Definitivamente os controladores lógicos programáveis chegaram para revolucionar o meio industrial. Com sua fácil implantação, programação e uso, os CLPs se consolidam cada vez mais nas indústrias proporcionando grande ganho para as mesmas. Assim, os CLP garantem grande flexibilidade, controle e redução de custos.